"Imagem Corporal é o desenho que formamos na nossa mente do nosso próprio corpo; ou a forma como no vemos" (Shilder, 1980).
Imagem corporal é a figuração do próprio corpo formada e estruturada na mente do mesmo indivíduo, ou seja, a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio. A distorção da imagem corporal está presente na bulimia e na anorexia e representa um aspecto de difícil abordagem no tratamento.Além disso, é um fator determinante no inicio, na manutenção, e nas possíveis recaídas posteriores. A obsessão pela magreza e/ou perfeccionismo ligado auto-imagem, surge da necessidade de estabelecer um controle absoluto sobre si mesma. A imagem corporal pode ser distorcida da realidade porque muitas vezes tal imagem está associada a aspectos idealizados e que geralmente refletem dificuldades em aceitar o próprio corpo, gerando conflitos entre o que se é e o que se deseja ser.
AUXÍLIO TERAPÊUTICO
O auxilio terapêutico busca facilitar mudanças nos comportamentos alimentares e ajudar a ultrapassar os sintomas. A ênfase do trabalho com a imagem corporal é voltado aos distúrbios alimentares gerais, como anorexia, bulimia e compulsão alimentar. O apoio psicológico pode ser realizado individualmente ou em grupo. Através do apoio psicológico é possível mostrar ao individuo que ter uma boa aparência não significa ter uma imagem corporal positiva, a imagem corporal é, na verdade, um estado de espírito. Ressaltar as conseqüências da uma imagem corporal negativa, inclusive as cirurgias estéticas, muitas vezes desnecessárias. Aproximadamente 80% dos que procuram ajuda profissional ou melhoram completamente, ou têm redução significativa dos sintomas.
OBJETIVO
Recuperar a estima pessoal, na reavaliação das crenças pessoais, no controle dos pensamentos e principalmente na persepção da auto-imagem muitas vezes distorcida.