O QUE É BRUXISMO?
O bruxismo, hábito de apertar e ranger os dentes é comum em cerca de 15% das pessoas. Esses pacientes podem sofrer fortes dores de cabeça, danos gengivais, desgaste do esmalte dental e distúrbios da articulação mandibular. As causas deste problema podem ser a tensão emocional e o fechamento inadequado da boca. Estes sintomas são comuns durante o sono. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia, formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno. O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações. Importante salientar que quanto mais precose o dignóstico mais fácil a recuperação, por isso também não podemos deixar de lado o trabalho dos profissionais Dentistas, que conseguem diagnosticar o bruxismo com pequenas modificações dentárias.
CAUSAS
O bruxismo é associado ao estresse em 100% dos casos. Todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento da tensão emocional, normalmente é uma boa indicação de que a pessoa está sujeita a uma pressão mental ou emocional demasiado forte, a qual pode provir de problemas emocionais. O estresse e a ansiedade já são rotina na vida daqueles que moram nas grandes cidades, sendo grandes causadores deste distúrbio. Pessoas com bruxismo têm um termômetro psicológico na boca. O melhor é perceber que o problema não vem do nada e tentar achar suas causas no dia-a-dia.
TRATAMENTO
A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo. Um passo importante para tentar curar ou pelo menos diminuir o bruxismo é cortar a tensão psicológica, sendo um bom começo para se livrar desse incômodo. A psicoterapia identifica e trata as dificuldades emocionais associadas ao bruxismo auxiliando no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes.
OBJETIVO
Tornar o paciente portador de bruxismo consciente das causas deste distúrbio e favorecer através do apoio psicológico, a melhor forma deste paciente lidar com seus sentimentos e com o estresse do dia-a-dia.